Candidato na disputa pela presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para o próximo triênio (2025-2028), o advogado Almir Reis voltou a criticar nesta segunda-feira (26), em suas redes sociais, a falta de transparência da atual gestão, comandada pelo presidente Fernando Ribeiro Lins e sua vice e candidata à sucessão, Ingrid Zanella. Sem citar os nomes da diretoria, Almir afirmou que protocolou um pedido de acesso às prestações de conta dos últimos anos com a finalidade de embasar sua proposta de alternância para o órgão mas, passados 60 dias, não obteve resposta.
“Para apresentar uma proposta com responsabilidade eu preciso saber como tá sendo alocado cada centavo da nossa instituição. E não são poucos centavos. São mais de cem milhões de reais ao longo de um triênio. E com responsabilidade procuramos a OAB e protocolamos um pedido para termos acesso a todas as prestações de conta dos últimos anos, para que a gente possa mostrar o que é que tá certo, o que é que tá errado. O que é o que nosso grupo faria se um dia chegasse à presidência da OAB. Mas se passaram 60 dias e novamente não tivemos resposta”, disse ele.
Diante da falta de resposta por parte da OAB, Almir Reis informou que acionou o Poder Judiciário. “Não nos resta opção, se não acionar mais uma vez o poder judiciário pra que a gente consiga acessar essa documentação que é tão importante e que já deveria ser colocada à disposição da classe, sem precisar, sequer, de pedido formal de qualquer advogado ou advogada”, enfatizou.
ENCONTRO – Na próxima sexta-feira, 30 de agosto, Almir Reis e seus apoiadores reúnem a advocacia pernambucana para um evento que acontece a partir das 17 horas, no Fiordes Bistrô, na Rua da Aurora. O encontro vai marcar o início das discussões acerca do projeto de gestão a ser proposto pelo grupo de oposição.