A Prefeitura do Recife, através da Secretaria da Mulher, realiza a campanha # PraSomarNaLuta, durante os “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra Mulher”, uma campanha global organizada anualmente para promover a conscientização e engajamento da sociedade no enfrentamento da violência contra mulher. A programação começa nesta quarta-feira (20) e segue até o dia 10 de dezembro e vai contar com capacitações, palestras, rodas de conversa, oficinas e atividades de fortalecimento socioeconômico.
A lista pode ser conferida neste link: https://bit.ly/3Zc1XOO.
O tema foi escolhido para destacar que a violência contra as mulheres é um problema que afeta toda a sociedade e que cada um de nós tem um papel essencial nessa luta. “A campanha #PraSomarNaLuta é um convite para que toda a sociedade se una no enfrentamento à violência contra as mulheres. Durante esses 21 dias de ativismo, queremos sensibilizar, conscientizar e engajar cada pessoa na defesa da vida, e dos direitos das mulheres. Com parcerias e o apoio da comunidade, sabemos que a união é essencial para transformar a realidade e construir um futuro mais justo, seguro e igualitário para as mulheres. Pois um lugar melhor para mulher é um lugar melhor para todo mundo”, destaca Glauce Medeiros, secretária da Mulher do Recife.
No dia 26 de novembro, a Secretaria da Mulher do Recife vai assinar um acordo de cooperação técnica com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) que institui a implementação da política afirmativa de contratar percentual mínimo de mulheres em situação de vulnerabilidade econômica, vítimas de violência doméstica e familiar em contratos de prestação de serviço do MPPE.
SERVIÇOS DA SEMUL
O Centro de Referência Clarice Lispector oferece acolhimento e orientação a mulheres em situação de violência doméstica e/ou sexista. Com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogas, assistentes sociais, advogadas e educadoras sociais, o espaço garante o acompanhamento individualizado dos casos, encaminhando as mulheres atendidas para a rede municipal de proteção.
Além disso, o Centro conta com um espaço lúdico especialmente projetado para realizar atividades com os filhos e filhas das mulheres assistidas, proporcionando acolhimento também às crianças. Todo o atendimento é gratuito e realizado com discrição e sensibilidade.
- Endereço: Rua Doutor Silva Ferreira, 122, Santo Amaro
- Funcionamento: Atendimento 24 horas
SER Clarice Lispector
O Serviço Especializado e Regionalizado (SER) Clarice Lispector acolhe mulheres em situação de violência, oferecendo suporte por meio de uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, advogadas, psicólogas e educadoras sociais. O espaço garante atendimento especializado para orientar e acompanhar cada caso de forma humanizada.
A unidade conta com salas específicas para atendimento social, jurídico e psicológico, além de um espaço destinado ao acolhimento emergencial, voltado para mulheres cuja situação exija permanência prolongada.
- Endereço: Av. Recife, 3585, Ipsep
- Funcionamento: Segunda a domingo, das 7h às 19h
Salas da Mulher Instaladas em cinco Compaz, a equipe da unidade faz o primeiro acolhimento e atendimento da mulher em situação de violência doméstica e/ou sexista e faz os encaminhamentos necessários.
- Compaz Ariano Suassuna
Endereço: Av. Engenheiro Abdias de Carvalho, s/n, Cordeiro, 1° andar
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h - Compaz Atriz Leda Alves
Endereço: Rua José Rodrigues, s/n, Pina
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h - Compaz Eduardo Campos
Endereço: Av. Aníbal Benévolo, s/n, Alto Santa Terezinha
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h - Compaz Dom Hélder Câmara
Endereço: Rua Lourenço de Sá, 140, Ilha Joana Bezerra, 1° andar
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
- Compaz Professor Paulo Freire
Endereço: Ladeira da Cohab, 10, Cohab